Camerata Filarmônica inicia sua primeira turnê

Cultura
9 de agosto de 2017

Iniciativa tem apoio  da Lei Goyazes

A Camerata Filarmônica de Goiás, regida pelo maestro Alessandro Borgomanero, inicia sua primeira turnê nesta quarta-feira, 9/8, para divulgar o CD da Orquestra de Cordas, gravado há quatro anos. Brasília será a primeira cidade a receber a corporação e, na sequência, será a vez de Pirenópolis. A turnê será encerrada em Goiânia. A iniciativa tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes, gerida pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). Todos os concertos têm entrada gratuita.

A Orquestra de Cordas é composta por 15 integrantes oriundos da Orquestra Filarmônica de Goiás e professores da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ela foi montada com o objetivo de difundir composições brasileiras para orquestra de cordas e obras para violino com acompanhamento de orquestra. Nas apresentações, o maestro Alessandro rege a orquestra de sua posição e, no lugar da batuta, o violino.

O repertório dos espetáculos é composto de obras de artistas nacionais, como Francisco Mignone, Estércio Marquez Cunha e Jaime Zenamon, e também nomes de referência na música clássica internacional. Além das gravações no CD, os repertórios específicos estarão disponíveis online em breve.

O maestro

Alessandro Borgomanero nasceu em Roma, mas vive em Goiânia desde 1999, onde é professor de violino na Universidade Federal de Goiás. De 2003 a 2007 foi o regente titular da Orquestra de Câmara Goyazes, liderando a corporação em mais de 90 concertos por vários estados brasileiros.

Como reconhecimento pelas suas realizações na área da música em Goiás, recebeu em 2006, o título de Comendador da Ordem do Mérito Anhanguera, outorgado pelo Governo do Estado. Gravou vários CDs pelos selos Kreuzberg Records (Alemanha), Nami Records (Japão) e Classic Sound (Áustria). Em 2011 gravou um CD com obras inéditas de compositores brasileiros para violino e orquestra de cordas como solista e diretor artístico da Camerata Filarmônica de Goiás.

Participou com concertos em diversos festivais de música como no Festival de Verão de Salzburg em um concerto de música de câmara com a cantora Jessye Norman, Festival de Música de Edimburgo, nas Semanas Filarmônicas de Salzburg com integrantes das Orquestras Filarmônica de Viena e de Berlim, Festival Mozart de Tóquio, e no Festival de Inverno de Campos do Jordão. Ministrou masterclasses para violino na Escola Superior de Música de Viana (Portugal) e em quase todos os festivais de música do Brasil.

 

Confira a programação:

09/08, quarta-feira, 20h

Sala Thomas Jefferson, Brasília

 

11/08, sexta-feira, 20h

Cine Pirineus, Pirenópolis

 

13/08, domingo, 11h

Centro Cultural UFG, Goiânia