Ciranda da Arte faz apresentação de teatro em Alto Paraíso em comemoração ao Dia das Crianças

cultura
10 de outubro de 2017

Nesta quarta-feira, 11/10, o Grupo Experimental de Teatro (GET), do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), apresentará, na cidade de Alto Paraíso, o espetáculo “Era uma vez… lendas indígenas”. A apresentação integra a programação do município para a comemoração do Dia das Crianças e será realizada em duas sessões: uma às 9 horas e outra às 14 horas.

O evento, organizado pela Prefeitura, será realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis -IPEARTES, instituição vinculada à Seduce. As sessões contarão com as presenças das crianças das escolas públicas do município e serão abertas a toda a comunidade.

O Espetáculo
“Era uma vez… lendas indígenas” é um espetáculo teatral infanto-juvenil que reúne música, folclore, contação de histórias e interpretação. Baseado nas narrativas tradicionais dos povos indígenas, a produção do GET usa o teatro musical para valorizar essa matriz cultural formadora da identidade brasileira. A direção geral do espetáculo é assinada por Luz Marina de Alcântara, diretora do Ciranda da Arte. A direção artística é de Altair de Sousa.

O GET é formado por artistas e professores licenciados em Artes Cênicas da rede estadual de ensino e atua na criação de repertórios/espetáculos que visam ampliar o universo artístico do estudante e oferecer aos professores metodologias interdisciplinares inovadoras.

IPEARTES
O IPEARTES é uma entidade vinculada à Seduce e foi criado para atender ao Projeto Alto Paraíso: Território do Bem Viver, instituído pelo Governo do Estado de Goiás mediante Decreto 8.824/2016.

Sua sede está localizada na cidade de Alto Paraíso de Goiás e sua atuação se estende pelos demais municípios que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) Pouso Alto, o que inclui também Cavalcante, Colinas do Sul, Nova Roma, São João D’Aliança e Teresina de Goiás. Trabalha para o alcance da qualidade educacional a partir da consolidação do Programa de Educação do Bem Viver.

A inciativa envolve a realização de projetos, ações e atividades comprometidas com a geração de conhecimentos e saberes que valorizem experiências de vida, considerando as diversas necessidades humanas. Tem como fundamentos os princípios da Arte Educação, da Cultura de Paz, dos Direitos Humanos e Diversidade, da Sustentabilidade e da Educação Integral para a promoção dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem efetivados até 2030.

Desenvolve em duas linhas de atuação: uma dentro do campo de educação formal, a partir da implantação do Projeto Escola Inovadora e outra no campo de educação não-formal, com o Projeto Cidade Educadora. Segue estrutura análoga à da própria Seduce, desenvolvendo ações voltadas para a promoção dos setores Ecoeducacional, Ecocultural e Escoesportivo.

Goiânia, 10 de outubro de 2017.
Comunicação Setorial da Seduce