Tragédia grega é tema do novo espetáculo da Cia. Gustav Ritter

cultura
20 de abril de 2017

A peça estará em cartaz  nesta sexta e sábado

A Cia. Teatral Gustav Ritter apresenta seu novo espetáculo Antígona, uma adaptação da tragédia grega de Sófocles. A peça tem direção de William Machado, e estará em cartaz nesta sexta-feira e sábado, dias 21 e 22/4, às 20 horas, no Espaço Cultural Novo Ato, no Setor Criméia Leste.

O espetáculo será encenado pelos alunos-atores do primeiro ano do curso de Formação Inicial e Continuada em Interpretação Teatral, do Núcleo de Teatro, que integra o Instituto de Educação em Artes Professor Gustav Ritter, unidades da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

Nesta montagem, os alunos passaram por um exercício cênico, onde puderam ter a oportunidade de conhecer e estudar um texto dramático que marca a história do teatro ocidental. A partir deste contato com a estrutura e a temática da tragédia grega, foi realizado um processo de desconstrução e atualização das cenas do texto original, tendo como substrato criativo a realidade histórico-cultural brasileira.

Antígona leva ao palco uma sequência dramática evidenciando o conflito entre as tradições religiosas e o poder humano. A história tem início com a morte dos dois filhos de Édipo, Etéocles e Polinices, que se mataram mutuamente na luta pelo trono de Tebas. Com a morte de ambos, sobe ao trono Creonte, irmão de Jocasta e tio dos dois infelizes. Seu primeiro decreto diz que o corpo de Etéocles receberia todo cerimonial devido aos mortos e aos deuses. Já Polinices teria seu corpo largado a esmo, sem o direito de ser sepultado e deixado para que as aves de rapina e os cães o dilacerassem. Ao saber do decreto, Antígona deixa claro que não deixará o corpo do irmão sem os ritos sagrados, mesmo que tenha que pagar com a própria vida por tal ação.

Trava-se então um duelo de ideias e ideais: de um lado a fé, tendo como sua defesa o cumprimento às leis dos deuses, as quais são mais antigas e, segundo ela, superiores às terrenas, e de outro lado o inquisidor, que tenta mostrar que ela agiu errado, explica seus motivos e razões, mas cada um continua impávido em suas crenças.

 

 

SERVIÇO:

Espetáculo: Antígona

Direção: William Machado

Data: Sexta-feira e sábado, dias 21 e 22/4

Horário: 20h

Local: Espaço Cultural Novo Ato – Rua Sebastião Fleury Curado, nº 193, Setor Crimeia Leste

Entrada gratuita