Biblioteca Pio Vargas apresenta o projeto Biblioteca Humana

cultura
13 de outubro de 2017

A Biblioteca Estadual Pio Vargas, unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), apresenta o projeto Biblioteca Humana, iniciativa que substitui os livros por pessoas, com intuito de promover diálogo e interação dos indivíduos.

O projeto é tema de trabalho de conclusão de curso (TCC), idealizado por Michelle Cristhiny, aluna do curso de Biblioteconomia da UFG, sob a coordenação da orientadora da Ilaydiany Cristina Oliveira da Silva.

No projeto, os livros humanos serão emprestados para uma conversa informal sobre um determinado assunto. Entre os temas a serem discutidos estão questões polêmicas como o feminicídio, homofobia e racismo. Para isso, serão convidados voluntários da área para debaterem e responderem dúvidas com os usuários.

Segundo Michelli, a escolha da Biblioteca Pio Vargas para esse trabalho de laboratório e pesquisa se deu como forma de divulgar a biblioteca pública e também de incentivar iniciativas como essa para outras instituições. Inicialmente o projeto será ministrado entre os dias 16, 17 e 18 de outubro, no horário das 9 às 11 horas. Mas a ideia é de tornar essa proposta em um serviço a mais oferecido pela biblioteca a seus frequentadores. “Tudo vai depender do resultado e da aceitação dos usuários”, conclui Michelli.

A Biblioteca Estadual Pio Vargas funciona no prédio do Centro Cultural Marita Telles Machado, na Praça Cívica, no Centro.