Inscrições para o Encceja vão até 18 de agosto

educacao
7 de agosto de 2017

Goiás terá 27 polos para aplicação das provas; certificação será feita pela Seduce

 

Estão abertas, até o dia 18 de agosto, as inscrições para as pessoas residentes no Brasil interessadas em obter a certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Para participar, o interessado deve se inscrever no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), clicando aqui.

As provas serão aplicadas em nível nacional no dia 22 de outubro. Goiás contará com 27 polos para a realização da avaliação: Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragarças, Bela Vista de Goiás, Caldas Novas, Catalão, Cidade Ocidental, Formosa, Goianésia, Goiânia, Goianira, Inhumas, Itumbiara, Jaraguá, Jatai, Luziânia, Mineiros, Morrinhos, Nerópolis, Novo Gama, Planaltina, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto, Senador Canedo, Trindade e Valparaíso de Goiás.

Para participar do Encceja é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame, no caso de quem busca a certificação do Ensino Fundamental. Já para a certificação de Ensino Médio, é necessário ter a partir de 18 anos. O estudante precisa informar, no ato da inscrição, CPF, e-mail e telefone para contato. Se o participante precisar de atendimento especializado e/ou específico, deve solicitar. Também deve indicar as provas com as quais deseja obter a certificação.

O Encceja oferece atendimento especializado e também pelo nome social, para participante travesti ou transexual que quiser tratamento pela sua identidade de gênero. Nesse caso, o candidato deve solicitar após o período de inscrição, entre 21 e 25 de agosto.

O Encceja

As provas do Encceja seguem requisitos básicos e são estruturadas a partir da Matriz de Competências e Habilidades. São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, além da redação. Os testes serão aplicados nos turnos matutino, entre as 8h e as 12h, e vespertino, entre as 14h30 e as 19h30 (horário de Brasília).

 

Para o Ensino Fundamental, as provas objetivas avaliam as áreas de ciências naturais, história e geografia, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, matemática, educação física e redação. Já para o Ensino Médio, as áreas avaliadas são ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens e códigos e suas tecnologias e redação.

 

Para obter o certificado ou declaração de proficiência, o participante deve completar, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento. Nos casos de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física, no Ensino Fundamental; e de linguagens e códigos e suas tecnologias (Ensino Médio), para certificação ou declaração de proficiência, é preciso obter, também, a proficiência em redação, sendo necessário ter nota igual ou superior a cinco pontos.

 

A emissão dos documentos de certificação é de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação. O participante poderá solicitar o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Encceja, do Encceja Exterior e do Enem, desde que estejam dentro dos critérios estabelecidos nos editais.

 

Confira o edital clicando aqui.

 

Goiânia, 7 de agosto de 2017

Comunicação Setorial da Seduce Goiás, com informações do MEC