Raquel Teixeira recebe estudante da rede que representou Goiás no Parlamento Juvenil do Mercosul

educacao
11 de outubro de 2017

 

A secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, recebeu na manhã desta quarta-feira, 11/10, o estudante Gleyson Souza da Costa, que representou Goiás no programa Parlamento Juvenil do Mercosul (PMJ) 2016-2018. No Brasil, ao todo foram selecionados 27 alunos.

 

Gleyson apresentou o projeto ‘Debate de política dentro das escolas e respeito à democracia”, dentro do tema de Participação Cidadã. “Sempre tive vontade de mudar o meio onde eu vivo. Acredito que a política é a força motriz para mudar nossa realidade”, afirmou o estudante, que teve atuação parabenizada pela secretária.

 

Recentemente, Gleyson, que é aluno da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Alvino Pereira Rocha, localizado na cidade de Rio Verde, participou do Encontro Internacional do PMJ na sede do Mercosul, em Montevidéu, no Uruguai. Mais de 100 jovens do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai que participaram do evento, entregaram aos representantes oficiais do parlamento a declaração regional elaborada por eles. O encontro foi realizado de 6 a 9 de outubro.

 

Gleyson foi escolhido por meio de uma votação na internet. O estudante, que concorreu com outros três alunos, recebeu 619 votos, o que representa 51% dos votos válidos. “Fiquei bastante surpreso com o empenho da minha cidade em votar em mim. E estou extremamente feliz e motivado por isso”, finalizou o parlamentar juvenil, que vislumbra as carreiras de médico e de cientista político.

 

Parlamento Juvenil do Mercosul

O projeto de protagonismo juvenil para estudantes do Ensino Médio surgiu no setor educacional do Mercosul em 2010. Coordenado pela Assessoria Internacional do Ministério da Educação (MEC), ele busca promover o protagonismo juvenil, de forma a contribuir para a integração regional dos jovens parlamentares. Os eleitos para um mandato de dois anos discutem, aprovam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam a cidadania e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

 

Goiânia, 11 de outubro de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce