Escolas extintas

Coordenadora: Arleth Barbosa Ferreira Pereira

Telefone para contato: 3531-8102 | 3531-8103 | 3531-7700

Horário de atendimento ao Público: 08:00 as 12:00   |    13:00 as 17:00   |    Quarta só  13:00 as 17:00

Rua Hugo de Carvalho Ramos, 201, Vila Irani , Goiânia/Goiás (Antigo Colégio Estadual Marechal Rondon)

Faça o [download] da lista atualizada das escolas extintas, que consta no Acervo.

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA O(A) ALUNO(A)


Para que serve o Acervo das Escolas Extintas?

– É o local onde ficam guardados os arquivos das Escolas Públicas, Conveniadas e Privadas que encerraram suas atividades e entregaram seus arquivos ao Acervo.

O Acervo é um departamento da Secretaria de Educação? O serviço é gratuito?

O Acervo é um departamento da Secretaria de Educação. A documentação solicitada é sem custo.

Eu preciso da minha documentação escolar de uma Escola que fechou o que preciso fazer?

Primeiramente precisa constatar se a Escola/Colégio em que estudou consta no Acervo. Depois devo saber quais os documentos necessários para fazer o requerimento.

Toda Escola ou Colégio que encerram suas atividades são encaminhados a documentação ao Acervo?

Não. As orientações são para levarem todos os arquivos dos alunos para o Acervo, as vezes por um motivo ou outro não entregam seus arquivos.

Quais os documentos necessários para solicitar uma documentação escolar?

Pode ser a cópia do RG (Identidade) ou Certidão de Nascimento ou de Casamento. Se a pessoa for divorciada e optar por usar Certidão de Casamento deverá vir com a averbação de divórcio.

Quantas escolas e Colégios constam atualmente no Acervo?

530 Escolas. Sendo da rede pública, conveniadas e particulares.

Minha Escola fechou, mas não está no Acervo. O que devo fazer?

O (A) aluno (a) ou responsável deverá ir até o Acervo pegar uma Declaração que a Escola/ Colégio não consta no Acervo e procurar o Conselho Estadual de Educação para providências.

Eu preciso solicitar tempo de serviço na Escola que fechou, o que devo fazer?

Procurar o Arquivo Geral da Secretaria de Estado de Educação.

O Acervo das Escolas Extintas é só de Goiânia?

Sim. As escolas extintas do Interior ficam cada qual no Acervo da Subsecretaria da região que atende a cidade onde funcionou a escola.

Eu posso pedir uma pessoa da minha confiança para solicitar minha documentação escolar?

Sim. A pessoa deverá levar a cópia do documento pessoal (ver resposta de nº 05) com a informação da escola que você estudou.

Qualquer pessoa pode retirar a documentação escolar que eu solicitei quando estiver pronta?

Não. Só poderá retirar o documento de escolaridade o próprio aluno ou através de procuração para a pessoa que você determinar.

O Acervo faz solicitação por telefone?

Não. Somente por e-mail ou pessoalmente.

Qual o prazo para entrega do documento solicitado no Acervo?

O prazo para entrega depende de alguns fatores, dentre eles são destacados:

  1. verificar no dossiê do aluno se consta toda a documentação necessária para emissão do documento (pode acontecer falhas da escola quando ainda aberta);
  2. Escola/Colégio não possuía autorização do Conselho Estadual de Educação para ministrar a modalidade de ensino cursada pelo aluno;
  3. dentre outros.

Ao analisar o documento, havendo qualquer irregularidade tem que passar pelo Conselho Estadual de Educação para ser analisado. Após o Parecer deste Órgão o Acervo pode expedir a documentação solicitada pelo aluno. Portanto, o prazo vai depender da situação do documento.

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS ÀS INSTITUIÇÕES


Vou encerrar as atividades da minha Instituição Escolar. Como devo proceder para a organização da documentação?

Precisa entrar em contato com o Acervo para receber as orientações de organização da Escola.

O Acervo realiza veracidade e autenticidade de documentação escolar entregue a outras Instituições (abertas) de Escolas que constam nos seus arquivos?

Sim. A Instituição interessada deve encaminhar um Ofício, timbrado do órgão ou departamento, solicitando a veracidade do documento anexando cópias dos mesmos ao Acervo. Após uma busca minuciosa emitiremos uma resposta através de Ofício.

A minha Instituição funciona há vários anos e preciso de certificar o Registro em um Certificado/Diploma do aluno que estudou em nossa Instituição, porém foi feito pelo MEC. Como fazer?

R – O Acervo possui alguns livros de Registro realizados pelo MEC. No caso, precisa enviar o documento do aluno com “ uma pista” (nº do livro, nº de registro e página) para realizarmos uma busca em nossos arquivos. Caso não possuir essa “pista” pode enviar mesmo assim só acarretará um pouco mais de tempo para efetuarmos a resposta.