26ª Caminhada Ecológica conta com o apoio da Seduce

esporte
17 de julho de 2017

Saída será nesta terça-feira, 18/7, do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade

 

A 26º edição da Caminhada Ecológica tem início às 5 horas desta terça-feira, 18/07, saindo da rampa do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno em Trindade. Os 29 atletas, sendo nove estreantes, vão percorrer 310 quilômetros, passando por 11 cidades goianas, durante cinco dias. O início da caminhada terá a participação de estudantes e da comunidade local.

O chefe de gabinete da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), o Professor Antônio Celso, é responsável pela coordenação técnica do evento desde a segunda edição. No último mês, ele liderou a seletiva dos participantes, com testes de resistência no Parque Areião. Foram selecionados 29 atletas, 25 homens e quatro mulheres de vários municípios goianos.

A Seduce disponibilizará a estrutura física para pernoite dos atletas e das equipes de apoio nos colégios da rede estadual das cidades de Trindade, Itauçu, Cidade de Goiás e Araguapaz, além do transporte e refeição nessas unidades. O comboio de mais de 60 pessoas para apoio inclui coordenadores técnicos, policiais militares, bombeiros, educadores físicos, nutricionistas e enfermeiros. Eles cuidarão do aquecimento, tempos de parada, lanches e hidratação, alongamentos, saída e chegada das localidades, ritmo, acompanhamento de saúde, entre outras atividades preventivas. Entre os profissionais estão Professores e alunos da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

Serão percorridos 310 Quilômetros em cinco dias, passando por onze municípios goianos entre Trindade e Aruanã, onde deverão chegar ao pôr do sol de sábado, dia 22. Para o último dia estão programadas a passagem do troféu Jaburu – símbolo da caminhada – plantação de mudas nativas e homenagens às cidades e pessoas que anualmente apoiam e colaboram com o evento. A Secretária Raquel Teixeira, grande apoiadora e incentivadora da Caminhada Ecológica deverá recepcionar todos atletas na chegada a Aruanã.

A Caminhada é realizada pela Organização Jaime Câmara com o apoio institucional da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), apoio científico da PUC Goiás, auxílio logístico do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar e patrocínio da Unimed.

Preparação
Nesta segunda-feira, 17/7, coordenadores, atletas, equipe de logística e de apoio se reúnem às 13 horas, no shopping do Cerrado, para um congresso técnico, que repassará as últimas orientações e entregas dos kits esportivos aos atletas. Às 18 horas a equipe encerra a preparação para a caminhada participando de uma missa especial na Igreja Matriz de Trindade.

Goiânia, 17 de julho de 2017.
Comunicação Setorial da Seduce