Equipes de basquetebol, apoiadas pelo Pró-Esporte, disputam campeonato em Brasília

esporte
20 de abril de 2017

As equipes sub-15 e sub-17 anos da Associação Esportiva Goiana de Basquetebol (AEGB Sesi/Teuto) participam, nesta quinta, sexta-feira e sábado, dias 21 a 23/4, da etapa Brasília da Copa Brasil Central. As equipes têm o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), por meio do Programa Pró-Esporte.

Também participam desta etapa: Minas Brasília/Lance Livre (DF), Uniceub/BRB (DF), Vizinhança (DF) e Praia Clube (MG). A etapa de Brasília dá início à 8ª edição da competição, a mais importante do Centro-Oeste, nas categorias sub-15 e sub-17 anos.

Sob o comando técnico do professor Reid Duarte Júnior, disputam a competição, pela AEGB, na categoria sub-15 anos: João Pedro Calsing (armador), Arthur Melo (ala), Thiago Lopes (ala), Guilherme Valverde (ala-armador), Matheus Reges (ala-pivô), João Gabriel (ala-pivô), Vítor Hermano (ala-pivô), Wilckson Vinícius (pivô), Iago Antônio (pivô) e João Otavio (ala-armador). A equipe sub-17 tem no elenco da AEGB: Fernando Carmo (armador), Victor da Rocha (armador), Leandro Moura (ala-armador), Leonardo Valverde (ala-armador), Raphael Sartini (ala), Rick Magno (ala-pivô), Gabriel Vitor (ala-pivô), Pedro Nunes (pivô), Pedro Lucas (ala-pivô), Joabson Tarllys (pivô), Luis Fernando Protásio (ala-pivô) e Israel Araújo (ala-armador). O assistente técnico é Erivan Francisco.

“Nosso objetivo no sub-15 é dar rodagem aos nossos atletas, a maioria ainda na faixa etária dos 14 anos de idade, mas claro, com muita raça e aplicação tática. Já no sub-17, temos um grupo experiente e tecnicamente com mais chances de disputar um lugar no pódio. Vamos com raça e com graça fazer o nosso melhor”, ressalta o treinador Reid Duarte Júnior.

Pró-Esporte

O Programa Estadual de Incentivo ao Esporte (Pró-Esporte), foi idealizado pelo governador Marconi Perillo, e transformado em lei no dia 30 de setembro de 2003. Trata-se de um benefício que concede ajuda financeira para atletas das modalidades coletivas, individuais e de alto rendimento em Goiás. O incentivo pode ser utilizado para cobrir gastos com alimentação, educação, saúde, inscrições em competições esportivas, transporte e aquisição de materiais esportivos.

 Jogos

Na sexta-feira, 21/4, a AEGB tem quatro jogos. Às 9h45, pela categoria sub-17 anos, a equipe enfrenta o time da casa, Minas Brasília/Lance Livre. Às 12h15, será a vez do sub-15, contra o também candango Vizinhança. O sub-17 da AEGB volta a jogar às 15h45, contra o Vizinhança. E o sub-15 da equipe de Goiânia faz a sua última partida do dia às 18h15, contra o Ceub.

No segundo dia da copa, às 9h45, o sub-17 da AEGB enfrenta o Ceub. O sub-15 terá como adversário, às 12h15, o Minas Brasília/Lance Livre. Às 14 horas, o sub-17 da AEGB joga contra o Praia Clube e, às 17h45, o sub-15 enfrenta a equipe mineira.

Premiação

As disputas pelo ouro, prata e bronze ocorrerão na manhã do domingo, 23/4. Também será eleita, com o voto dos técnicos, a seleção de ouro do certame, com os cinco melhores atletas em cada posição: armador, ala, ala-armador, ala-pivô e pivô.

A comitiva da AEGB, coordenada pelos diretores Ricardo Moura e Cláudio Marques, viaja nesta quinta-feira, 20/4, com saída prevista para as 17 horas, da portaria central do Sesi Clube Ferreira Pacheco.

Goiânia, 20 de abril de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce, com informações da AEGB