Projeto Movicidade, lançado nesta quinta-feira, vai premiar as melhores coreografias

Esporte
10 de agosto de 2017

 Ação visa estimular a prática de atividades físicas e a interação cultural por meio da ginástica

 

Em uma versão de rock, o hino nacional abriu a cerimônia de lançamento do projeto Movicidade, nesta manhã de quinta-feira, 10/8, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. O evento  do Governo de Goiás​ também marcou a abertura do Mês da Juventude, que inclui uma ampla agenda de atividades.

O Movicidade é uma competição em que toda a comunidade de todos os municípios goianos podem participar e visa estimular a prática de atividades físicas e a interação cultural por meio da ginástica, além de valorizar as coreografias coletivas. Os municípios interessados podem fazer a inscrição pelo site (http://movicidade.seduce.go.gov.br/), enviando vídeos que serão avaliados. Os finalistas concorrem a benefícios para suas cidades.

“Nossa expectativa é reunir representantes de todos os cantos. Essa é mais uma aposta do Governo de Goiás no esporte e na juventude, e, tenho certeza que trará frutos duradouros para nosso Estado. Vivemos um momento profícuo do esporte em Goiás e queremos que todos se movimentem, combatendo o sedentarismo”, ressaltou a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira.

Raquel lembrou que Goiás recebe três grandes eventos esportivos este ano e frisou a importância de políticas públicas no fomento a atletas. “Estamos finalizando os Jogos Estudantis e já nos preparando para os Jogos Abertos e os Jogos Universitários Brasileiros, que serão realizados em outubro. Além disso, nós apostamos na juventude esportiva oferecendo bolsas de incentivo como o Pró-Atleta e o Pró-Esporte. O resultado está aparecendo no talento de Dângela Guimarães (taekwondo), Gustavo Guimarães (Judô), Karla Gogel (Tiro com arco e flecha), entre vários outros”, pontuou.

Durante o evento foi aberto o Mês da Juventude, com uma ampla agenda de atividades para os jovens goianos, e as datas comemorativas: o Dia Internacional da Juventude (12 de agosto) e Dia do Estudante (11) foram lembradas. Na oportunidade, o governador Marconi Perillo assinou um decreto criando o Comitê Estadual de Acompanhamento e Fiscalização do Programa Identidade Jovem. O governador e outros secretários assinaram também as ordens de serviço autorizando a atualização da remuneração mensal dos estudantes estagiários e ampliação do programa “Jovem Cidadão” em mais mil novas vagas.

“Desde meu primeiro governo, nós pensamos nos jovens. Criamos a Bolsa Universitária, o Programa Jovem Cidadão, o Passe Livre estudantil, o Goiás Sem Fronteiras para intercâmbio, o Pró-atleta, o Pró-Esporte, a Bolsa Orquestra, a Orquestra Filarmônica. Estamos entregando escolas em todo o Estado com ar-condicionado e quadras poliesportivas, e várias outras políticas pensando em vocês, jovens, que não são só o futuro. Vocês são nosso presente”, disse.

Sobre o projeto Movicidade, Marconi Perillo pediu empenho e apoio aos municípios para incentivar a comunidade a participar.

O projeto
O Movicidade será realizado em duas etapas. A primeira, de formação, vai enviar um grupo de profissionais para ministrar o seminário “É Possível Fazer Ginástica” em oito municípios goianos. Serão apresentadas dicas e orientações sobre atividade física. A agenda começa no dia 18 de agosto e deve atrair profissionais de educação física e áreas afins, além de atletas, professores e toda a comunidade que se interessar. A participação é gratuita e aberta ao público.

A segunda etapa do projeto será a competitiva, que abrange todos os municípios goianos para uma competição coreográfica. Para participar, o interessado deve criar grupos (a partir de três pessoas), montar a coreografia e registrar em um vídeo. O conteúdo deve ser enviado para a equipe avaliadora da Seduce, que vai selecionar as melhores produções.

As inscrições começam no dia 18 de agosto e poderão ser realizadas no site da Seduce. Não há restrições quanto à idade, sexo, peso ou altura dos candidatos. Os grupos também estão livres para utilizar materiais, músicas ou outros elementos em suas coreografias.

Os oito melhores grupos da etapa competitiva garantem a classificação na final do Movicidade, que deve ser realizada nos dias 23 e 24 de novembro, em Goiânia. Os três primeiros colocados garantirão prêmios, que serão revertidos em benefícios aos seus municípios, respeitando a proposta do projeto. A premiação será anunciada pela secretária Raquel Teixeira no lançamento do Movicidade.

O Movicidade está inserido no Esporte Junto de Você, um programa itinerante da Seduce que leva esporte aos municípios goianos.

 

Goiânia, 10 de agosto de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce