A Secretária

Aparecida de Fátima Gavioli Soares Pereira tem 50 anos, é casada e mãe de dois filhos adolescentes, uma menina e um menino. Nasceu no dia 5 de fevereiro de 1968 no município de Goioerê, no Paraná.

É formada em Letras (1994-1997) pela Faculdade de Educação de Cacoal (FEC/Rondônia), em Direito (1997-2003) pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) e em Pedagogia (2007-2011) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Mestre em Educação, pós-graduada em Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública de São Paulo (CLP/SP) e consultora da Fundação Lemman, Fátima Gavioli participou do Fórum Nacional de Educação no período de 2015 a 2017.

Fátima Gavioli se especializou em Gestão Escolar pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), em Psicologia Social pelo Instituto de Ensino Superior da Amazônia (Iesam) e em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela União das Escolas Superiores de Cacoal (Unesc).

Ela também tem diploma de mestrado em Educação Especial e, em 2016, iniciou seu doutorado em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Curso que ainda está em fase de conclusão.

De 2016 a 2017 foi vice-presidente e representante da região Norte no Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Em 2015 e 2016 respondeu como presidente do Conselho Fiscal da entidade. Como integrante do Consed, entre 2015 e 2016, coordenou o Prêmio Gestão Escolar no Ministério da Educação (MEC).

Conheça sua história
De família de origem muito humilde, foi para Rondônia em 1985 e por muitos anos trabalhou como empregada doméstica na casa de uma família tradicional de Cacoal (Rondônia) até conseguir seu diploma de curso superior em Letras (licenciatura) e começar sua carreira como professora na rede pública estadual.

Foi secretária de Educação do Estado de Rondônia no segundo mandato do ex-governador Confúcio Aires Moura, hoje senador. Fátima Gavioli ocupou esse cargo até o final de 2016. No final de 2018 recebeu o convite do governador eleito, Ronaldo Caiado, para assumir a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás. A posse no cargo ocorreu no dia 2 de janeiro de 2019.