Octo Marques recebe Fiotim, obra de Jorge K

cultura
15 de agosto de 2018

A exposição Fiotim – O Museu em Movimento, uma fábula-instalação criada pelo artista Jorge Fonseca, também conhecido como Jorge K estará em cartaz a partir do dia 16 de agosto, nas galerias Frei Nazareno Confaloni e Sebastião Reis, que funcionam no Centro Cultural Octo Marques, unidades da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

A exposição será aberta às 19 horas, seguida de uma performance do artista, às 19h30, ao som do DJ Fabrício Roque. O público poderá conferir a mostra até o dia 1º de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12, e das 14 às 17 horas, com entrada gratuita. No dia 14/9, haverá, também no Octo Marques,  o lançamento do catálogo da mostra e uma palestra com Jorge K.

O Fiotim é um projeto de Jorge K , inspirado em visita feita pelo artista ao Instituto Inhotim, em Minas Gerais,  composto de miniaturas de tudo o que viu. Entre os objetos da mostra estão brinquedos  em formato de esculturas interativas, além de imagens de momentos e apresentações do Fiotim em diversos locais, registrados pelos fotógrafos Joyce Fonseca, Biel Machado, Mauricio Seidl, Vinícius Terror, Paulo Salgado, Thatyanna Mota, Thaís Andressa e Markileide Oliveira, e pelos vídeos de Julliano Mendes.

A exposição tem curadoria da artista Rachel Falcão, pesquisadora, professora e coordenadora do Núcleo de Arte da Fundação de Arte de Ouro Preto. A iniciativa é uma realização da Fundação Nacional de Artes (Funarte), com apoio da Seduce.

 

O artista:

Jorge Fonseca é mineiro da cidade de Conselheiro Lafaiete, ex-marceneiro e maquinista de trem. Artista auto­didata foi premiado no 53° Salão Paranaense (1996), no Salão de Arte Contemporâ­nea de Campos (RJ, 1996) e no Salão Nacional de Arte de Goiás, 2002 (prêmio aquisição que integra atualmente parte do acervo Museu de Arte Contemporânea – MAC Goiás). Em 2009, recebeu da Fundação Pollock-Krasner, de Nova York, uma “bolsa de estímulo à produção” – por mérito e conjunto da obra. Em 2016, conquistou o 1º lugar no Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais. Em 2017 foi indicado ao Prêmio PIPA e venceu o Prêmio PIPA OnLine – pela votação popular.  Atuou também como designer de moda e de móveis, arte-educador, diretor de criação e produção de grupos de artesãos, dirigente de organização não governamental, idealizador e coordenador de projetos sociais e professor convidado, por notório saber, do Departamento de Artes da Universidade Federal de Juiz de Fora. Vive e trabalha em Ouro Preto.

 

SERVIÇO:

Exposição Fiotim – O Museu em Movimento

Abertura: 16/8, às 19h

Performances de Jorge K.: 16/8, às 19h30

Visitação: de 16/8 a 1º/10. De segunda a sexta, de 9 às 12 e das 14 às 17h

Lançamento do catálogo: 14/9, às 19h

Endereço: Centro Cultural Octo Marques

Rua 4, 515, sobreloja – Ed. Parthenon Center, Centro

Outras informações: http://fiotim.com.br

Para agendar escolas e outras informações: 55.62.996113762

Produção da itinerância em Goiás: Kátia Barreto