Atletas da Iniciação Esportiva representam Goiás em evento internacional de ginástica artística

educacao
5 de junho de 2018

Lessany Eduarda e Isadora Oliveira são beneficiárias do Pró-Esporte e participarão da 19ª Copa Olímpia Internacional de Ginástica Artística, no Uruguai

 

Duas atletas goianas, Isadora Oliveira Alves Barbosa, 13 anos, e Lessany Eduarda Vaz Rinald, 12 anos, do projeto de Iniciação Esportiva da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), compõem a equipe nacional que participará da 19ª Copa Olímpia Internacional de Ginástica Artística, nos dias 9 e 10 de junho, em Montevidéu, no Uruguai.

 

As atletas, alunas da Iniciação Esportiva da Praça de Esportes do Setor dos Funcionários, em Goiânia, também são beneficiárias do Programa Estadual de Incentivo ao Esporte – Pró-Esporte, gerido pela Seduce. Elas competirão na categoria infantil e serão acompanhadas pela professora do projeto e técnica da equipe, Débora Martins.  A competição deve reunir cerca de 900 participantes de níveis escolares e avançados.

 

Débora Martins diz estar confiante de que as atletas poderão trazer bons resultados. Para isso, ela intensificou os treinamentos nos exercícios de salto sobre a mesa, barras paralelas assimétricas, solo e trave de equilíbrio. “Eu estou exigindo delas para que os bons resultados venham e até mesmo porque alguns elementos realizados lá são diferentes dos nossos”, explicou Débora.

 

O coordenador pedagógico da Superintendência Executiva de Esporte e Lazer da Seduce, Alexandre Santiago Gomes, responsável pela Praça de Esportes do Setor dos Funcionários, destaca que a técnica da equipe, Débora Martins, também foi aluna daquela Praça de Esportes e, no ano passado, na etapa nacional de Ginástica Artística, ficou com sua equipe entre as cinco melhores do país.

 

Lessany e Isadora são alunas do projeto desde os 8 anos de idade e se classificaram para a competição, no Uruguai, no torneio nacional, ocorrido no Rio de Janeiro, em novembro de 2017.

 

Incentivo

O projeto de ginástica artística é um dos destaques da Praça de Esportes que atende mais de 600 alunos da iniciação esportiva, incluindo o atendimento aos alunos com deficiência.

 

Já o Pró-Esporte beneficia atletas das modalidades coletivas, individuais e de alto rendimento em Goiás. O incentivo pode ser utilizado para cobrir gastos com alimentação, educação, saúde, inscrições em competições esportivas, transporte e aquisição de materiais esportivos.

 

Goiânia, 5 de junho de 2018.

Comunicação Setorial da Seduce

 

 

*Na foto: Lessany, à esquerda, e Isadora, à direita, com a técnica da equipe, Débora Martins