Durante encontro da Undime Goiás, secretária reforça interesse no trabalho colaborativo entre Estado e municípios

educacao
15 de março de 2019

“No contexto pedagógico, não existe educação municipal ou estadual e é por isso que as secretarias de educação dos municípios e do Estado precisam estar sempre afinadas para desenvolver um bom trabalho de parceria”, destacou a secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli durante sua participação no 10º Fórum Estadual Ordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) de Goiás.

O encontro está sendo realizado em Goiânia e o tema das discussões gira em torno das políticas públicas educacionais e o regime de colaboração dentro das perspectivas para a gestão da educação nos municípios goianos. A secretária também frisou que tudo que for possível fazer de forma colaborativa com as prefeituras, será feito. Entre as ações, ela citou a formação de professores e a troca de experiências.  

Foco na qualidade

Fátima Gavioli também ressaltou que, especialmente em anos de avaliação como agora, o principal foco deve ser a garantia de avanços na aprendizagem para que os resultados sejam cada vez mais fidedignos. “O que nos interessa é crescer na régua da proficiência. Fora isso, é vaidade! E vaidade não contribui em nada para melhorar a qualidade da educação”.

Marcelo Ferreira da Costa, presidente da Undime Goiás e secretário municipal de Educação de Goiânia, elogiou a disposição da secretária estadual em trabalhar de forma colaborativa. “É muito bom ver que o Estado reconhece os municípios e que a secretária Fátima Gavioli tem essa disposição para o diálogo e parceria. Realmente não deve existir educação municipal ou estadual, o que deve existir é um território educacional, onde a criança deve ser cuidada da melhor forma possível do ponto de vista da formação”.