Encontro que discutiu desafios do Ensino Médio tem saldo positivo

educacao
9 de novembro de 2018

Para educadores, evento aponta novas possibilidades para avanços na melhoria da aprendizagem e serve como motivação

Especialistas em educação de várias partes do país e da Argentina estiveram em Goiânia durante três dias para participarem do encontro “Ensino Médio – Experiências Exitosas e Inovações Pedagógicas”. O evento foi realizado no auditório do Centro Educacional Sesc Cidadania, no Jardim América, e teve como público alvo professores e gestores educacionais da rede pública estadual.

Para Marcos Elias Moreira, presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), entidade que promoveu o evento em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), o saldo do encontro é altamente positivo. “Foi uma troca muito rica porque conseguimos estabelecer um diálogo muito coerente, apesar da diversidade de ideias. Pudemos ouvir experiências múltiplas e ideias concretas e reais que estão sendo colocadas em prática nas escolas de Ensino Médio das redes pública e privada”.

Marcos Elias também destacou que o encontro foi muito importante no sentido de orientar os educadores goianos sobre como equacionar os principais problemas enfrentados no dia a dia das escolas.

Depois de lembrar que a rede pública brasileira é responsável pela oferta de 80% das vagas do Ensino Médio, o presidente do CEE afirmou que o encontro não encerra as discussões sobre os desafios desse nível de ensino, mas foi fundamental para mostrar que é possível encontrar saídas e resolver algumas questões mais emergentes.

“Ouvimos as diferentes opiniões do Ensino Médio parcial e integral tanto dos setores público quanto privado; e assim pudemos conhecer melhor alternativas com características absolutamente inovadoras, como as escolas que estão substituindo as disciplinas por aulas que tem como foco as áreas de conhecimento e vimos também que as angústias são as mesmas em qualquer lugar”, ressaltou Marcos Elias.

Motivação

O diretor do Colégio Estadual Pré-Universitário, Pedro Soares de Oliveira, também considera que o encontro foi muito produtivo. “Tive a chance de conhecer muitas ideias que estão sendo colocadas em prática em outras instituições de ensino e que podem muito bem serem aplicadas na minha escola. O Ensino Médio exige mudanças para podermos avançar na aprendizagem dos alunos e garantir a eles uma formação de melhor qualidade”.

Olívia Bernadeth Rezende Souza, diretora do Colégio Estadual Aécio Oliveira de Andrade, tem opinião semelhante. Ela acredita que o encontro foi muito positivo pela troca de experiências e por trazer mais motivação. “Perceber que as angústias e frustrações de todos os educadores são praticamente as mesmas e que todos estamos em busca de respostas para melhorar o Ensino Médio é muito bom”.

Troca de experiências

O Encontro Ensino Médio – Experiências Exitosas e Inovações Pedagógicas trouxe a Goiânia entre os dias 7 e 9 de novembro importantes nomes do cenário educacional brasileiro e da América Latina, como o sociólogo Victor Mario Mekler J., que veio falar sobre os desafios e soluções no Ensino Médio da Argentina.

Também participaram Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco (IU); Raph Gomes Alves, diretor de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação (MEC); Rodrigo Peixoto, coordenador geral de Linguagens da Escola Sesc (Ensino Médio) do Rio de Janeiro; Valther Maestro, diretor de Criação e Elaboração de Projetos da Maestro Assessoria Educacional; Márcia Proescholt Wilheims, técnica pedagógica da Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul; e Fábio Meirelles, coordenador de Educação do Instituto Oi Futuro, do Rio de Janeiro.

Goiânia, 09 de novembro de 2018.

Comunicação Setorial da Seduce