Evento Mulheres Inspiradoras será realizado na Vila Cultural Cora Coralina

14 de março de 2019

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) comemora o Dia Internacional da Mulher com programações durante toda esta semana. Na sexta-feira, 15/03 ocorrerá o evento intitulado Mulheres Inspiradoras na Vila Cultural Cora Coralina à Rua 3, s/n – St. Central, com entrada gratuita.

O evento que está sendo organizado por várias secretarias e terá a presença do governador Ronaldo Caiado e da Primeira dama do Estado, Gracinha Caiado.

Os grupos vinculados a Seduc através do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, Os Menestréis e o Grupo Experimental de Teatro vão se apresentar às 12h30 e às 13h.

Com direção geral de Luz Marina de Alcantara e Direção Artística de Altair de Sousa, o Grupo Experimental de Teatro Ciranda da Arte apresentará trechos do espetáculo “Mulheres”, e o grupo Os Menestréis apresentarão um trecho do espetáculo “Entre Marias e Clarices”.

Veja a programação

A partir das 8h30 – Banda de Jazz da Polícia Militar de Goiás

8h30 – Abertura do evento, com visita pela exposição e sala principal da Vila Cultural Cora Coralina. Recepção do secretário de cultura, Edival Lourenço, ao governador Ronaldo Caiado e à primeira-dama, Gracinha Caiado. Palavras do governador e da primeira-dama.

9h – Roda de Conversa com Mulheres Inspiradoras, na sala principal da Vila Cultural Cora Coralina. Participação da primeira-dama e do governador, com mediação da secretária de comunicação, Valéria Torres.

10h30 – Show acústico com Maria Eugênia e Luís Chaffin, na sala principal da Vila Cultural.

11h – Dança Circular com a professora Cristina Bonetti, na sala principal e varanda da Vila Cultural.

11h30 – Palestra sobre Empreendedorismo “Bordando Cidadania”, com Milena Curado, idealizadora do Projeto Cabocla, na Sala Multimídia da Vila Cultural.

12h – Coral da Saneago, na sala principal da Vila Cultural.

12h30 – Performance “Mulheres”, do Grupo Experimental de Teatro Ciranda da Arte, abordando o empoderamento feminino.

13h00 – Recital de música brasileira, com temática feminina, pelo grupo Os Menestréis, do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte.

13h30 – Encerramento do Evento.

SOBRE OS GRUPOS

Grupo Experimental de Teatro Ciranda da Arte apresenta “Mulheres”

Sinopse:

Relatos de histórias reais que envolvem dor e sofrimento compõem o espetáculo Mulheres. A performance teatral aborda como tema principal a violência contra mulher e propõe uma reflexão sobre os direitos humanos e a equidade de gênero no enfrentamento da violência contra a mulher na sociedade.

Direção geral: Luz Marina de Alcântara

Direção Artística: Altair de Sousa

Horário: 12h30min

Local: Vila Cultural Cora Coralina

(A Performance terá como sequência a apresentação musical do grupo Os Menestréis.)

Os Menestréis apresentam ‘Entre Marias e Clarices’

Sinopse:

A apresentação consiste em trechos do espetáculo “Entre Marias e Clarices”, uma obra constituída de canções brasileiras que evocam humores e sentimentos variados.  A ideia do repertório nasce de um desejo simples e sincero de cantar canções para nós, mulheres especiais. Reflete os dilemas, conquistas e os modos de vida da mulher brasileira.

O Grupo:

Os Menestréis é um grupo musical do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, da Secretaria de Estado de Educação/SEDUC, formado por professores de música da rede estadual, que tem como premissa a execução de músicas brasileiras do início do século XX, mais precisamente a música dos anos 20 anos aos anos 60.

O trabalho desenvolvido pelo grupo contribui na formação de estudantes da rede estadual de educação, uma vez que fomenta a pesquisa, a inclusão e a participação dos discentes em ações que possibilitam o conhecimento e a valorização da música brasileira do início do século XX e suas influências.

Direção geral: Luz Marina de Alcântara

Direção Musical e Coordenação: Roberta Borges

Direção cênica: Edimar Pereira

Vozes: Sheila Paiva, José Ricardo Eterno e Roberta Borges