Goiás enviará delegação com 88 alunos/atletas para disputa de vaga na  Gymnasiade

educacao
10 de Março de 2018

 

Uma delegação composta por 88 alunos/atletas goianos vai embarcar para São Paulo no dia 22 de março, para disputa da seletiva nacional da Gymnasiade, maior evento do Desporto Escolar Mundial. A equipe goiana, que conta com apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), foi apresentada ao público na manhã deste sábado, 10/3, no Centro de Excelência do Esporte.

A secretária Raquel Teixeira acompanhou a solenidade e desejou boa sorte aos atletas. “No esporte a gente precisa das oportunidades mas, acima de tudo, do esforço próprio. O papel do governo, da Seduce, é de criar as oportunidades, oferecer condições e estimular. Agora está nas mãos de vocês. O esforço individual é essencial para a conquista dos resultados”, disse.

A Gymnasiade é realizada a cada dois anos e reúne alunos/atletas do mundo inteiro. Na última edição, em 2016, na Turquia, o Brasil foi campeão geral. Atualmente o país está selecionando os representantes para a próxima disputa, que será de 2 a 9 de maio em Marrakesh/Marrocos. “Desejo muito sucesso, e que o número maior possível de goianos consiga a classificação em São Paulo”, completou a secretária.

Presidente da Federação Goiana de Desporto Escolar (FGDE), Marcos Maia deu detalhes sobre a delegação goiana e também sobre o evento internacional, que contará com 13 modalidades diferentes. Também destacou a importância do apoio do governo estadual e nomeou Raquel Teixeira como embaixadora dos goianos, dando a ela como presentes uma camisa da delegação e uma medalha.

Uma das maiores estrelas goianas do taekwondo e detentor de 23 medalhas internacionais, Leonardo Gomes participou do evento e deu seu depoimento aos alunos/atletas. “Comecei a praticar esporte ainda garoto. Sempre estudei em escola estadual. E, aos poucos, fui subindo uma escada que me permitiu chegar ao topo do mundo no taekwondo. Não me canso de dizer que Goiás é o melhor lugar do mundo. Sou um fruto que deu certo e espero que vocês também construam suas histórias. Aproveitem as oportunidades da vida”, comentou o atleta ao agradecer o incentivo da Seduce.