Morrinhos ganha centro cultural e benefícios para escolas locais

cultura
6 de dezembro de 2017

A cidade de Morrinhos será a primeira a receber um dos 10 novos centros culturais construídos pelo Governo de Goiás por meio da Seduce. A secretária Raquel Teixeira participou na manhã dessa quarta-feira, 06/12, de uma audiência pública na Câmara Municipal de Morrinhos para apresentar o projeto do Quintal Cultural, centro cultural que será construído pela Seduce em parceria com a prefeitura da cidade.

A audiência contou com a presença do prefeito de Morrinhos, Rogério Troncoso, deputado estadual Francisco Oliveira, presidente da Câmara, Wellington Dias, autoridades municipais e estaduais. O projeto do novo centro cultural foi apresentado pela equipe da Seduce, com Sonea Stival, Francisco Ávila, superintendente de Infraestrutura, e os arquitetos Gustavo Veiga e Pedro Camargo.

“Tenho certeza que esse centro vai mudar o panorama cultural de Morrinhos”, disse a secretária Raquel Teixeira após a apresentação do projeto arquitetônico, que foi muito aplaudido da Câmara. Ela também explicou que Morrinhos vai ser a primeira cidade a ganhar o projeto pela agilidade da Prefeitura, que foi a primeira a ter tudo pronto.

O prefeito da cidade, Rogério Troncoso, agradeceu à secretária e ao governador Marconi Perillo. “Esse é um governo que trabalha olhando para os municípios”, disse.

Como funciona? – A Seduce vai construir centros culturais em 10 cidades goianas em parceria com as prefeituras. A Seduce entra com o projeto arquitetônico e a obra. A prefeitura deve escolher o local e ceder o terreno. Depois de pronto, o centro cultural de cada cidade será doado para a administração municipal, que fica responsável pelos espaços.

Quintal Cultural Morrinhos – O projeto do centro cultural foi aprovado hoje em Morrinhos e, agora, a Seduce realiza a licitação para execução da obra.  A documentação está pronta e o dinheiro já está em caixa. Em breve, a cidade vai ganhar um espaço que será construído com total acessibilidade, sustentabilidade, pátio central, ateliês multiuso, de música, arte, dança e gastronomia, bar, café, jardins e áreas de convivência. O terreno escolhido fica na região do Residencial Arca de Noé. Confira mais detalhes do projeto:

Centro Cultural Morrinhos – Apresentação PDF

Vídeo de apresentação do Quintal Cultural Morrinhos

 

Mais benefícios – A secretária Raquel Teixeira também anunciou investimentos em escolas de Morrinhos que somam mais de R$ 1 milhão. Na Escola Estadual Alfredo Nasser (CEPI), serão construídas 2 salas de aula e o muro será reformado. No Colégio Estadual Coronel Pedro Nunes, será realizada a troca da rede elétrica e a cobertura da quadra. A Escola Drª Gertrude Lutz ganha um banheiro para funcionários e duas novas salas de aula. No Colégio Mariquita Costa, será construída uma sala de estudos. No colégios Sylvio de Mello (CEPI), reforma e ampliação da sozinha, rede elétrica e construção de quadra coberta. No colégio Sylvio Gomes de Mello Filho, será refeita a rede elétrica. Já o Colégio Xavier de Almeida recebe reparos na rede elétrica, telhado e pintura em geral. O NTE Morrinhos ganha pintura geral e reforma do telhado.