Goiânia Arena recebe JUBs de Lutas

esporte
11 de Abril de 2018

O secretário de Educação, Cultura e Esporte de Goiás em exercício, Marcos das Neves, acompanhado da ex-secretária Raquel Teixeira e superintendentes da pasta, participaram, nesta manhã de quarta-feira, 11/4, da abertura dos Jogos Universitários Brasileiros de Lutas. O evento, que vai reunir 382 atletas de todos os cantos do país, será realizado no Ginásio Goiânia Arena até o próximo dia 15. A competição tem apoio do Governo de Goiás, por meio da Seduce.

A delegação goiana será composta por 50 atletas, todos beneficiados direta ou indiretamente pela Seduce, por meio dos programas Pró-Atleta e Pró-Esporte. Os outros participantes são do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal. Estarão em disputa as modalidades de jiu-jitsu, judô, karatê, luta olímpica (wrestling) e taekwondo.

De acordo com o coordenador do Pró-Esporte, Lusimar Santos, Goiás é um dos principais estados realizadores de grandes eventos, graças a uma série de investimentos que o Governo de Goiás, por meio da Seduce, tem feito no esporte. “Já é o sexto evento de alto nível que recebemos só este ano. E isso é fruto do compromisso e responsabilidade que temos com esses estudantes-atletas”, frisou.

Para o coordenador geral do Jubs Lutas, Mário Ferro, Goiânia foi escolhida devido ao sucesso dos eventos esportivos sediados na Capital. “O apoio que a secretaria tem nos dado desde o início fortaleceu essa parceria. A logística e a infraestrutura são condizentes com a excelência e qualidade de um evento desse porte”, disse.

Mário ressaltou que o JUBs tem gerado frutos para a sociedade. “Para se ter uma noção, nos Jogos Olímpicos do Rio, 54% das medalhas que o Brasil conquistou foram de atletas que passaram pelo sistema CBDU ou FISU. Isso mostra a importância de incentivar o esporte no ambiente escolar e universitário”, finalizou.

O JUBs de Lutas será seletiva para dois grandes eventos internacionais: o primeiro Pan-Americano Universitário (FISU America Games) e o Mundial Universitário de Wrestling. Este também ocorrerá em Goiânia, entre os dias 5 e 9 de setembro.

Cronograma

Toda a agenda de lutas no Ginásio Goiânia Arena terá entrada gratuita e aberta ao público. A competição de judô abre a programação (11 e 12 de abril); seguida pela luta olímpica (13 de abril); karatê (14 abril); taekwondo (14 de abril) e jiu-jitsu (15 de abril).

Os Jogos Universitários Brasileiros de Lutas são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com a Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU). Patrocínio: Correios – Operador Logístico oficial do esporte universitário do Brasil e Ministério do Esporte. Apoio: Super Bolla e Governo de Goiás, por meio da Seduce.