JUBs de Lutas: Judoca goiano fatura ouro e vaga para Pan-Americano Universitário

esporte
12 de Abril de 2018

 

Os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) de Lutas, que são realizados no Ginásio Goiânia Arena, renderam bons frutos para a delegação goiana. Na primeira bateria de disputas, que contemplou o judô, Arthur Henrique Stin faturou medalhas de ouro e de bronze, além de uma vaga para o Pan-Americano Universitário. Outros seis goianos conquistaram bronze durante evento realizado na quarta-feira, 11/4.

 

Arthur tem 19 anos e divide sua rotina entre os estudos de medicina veterinária, no Instituto Unificado de Ensino Superior Objetivo (Iueso) e os treinos, que exigem pelo menos oito horas diárias. O ouro na categoria -100Kg, conforme destacou, coroou sua dedicação. “Treinei bastante e o judô é justo com quem se esforça”, comentou. Ele também foi medalhista de bronze na categoria Absoluto.

 

A conquista da vaga para o Pan-Americano Universitário também foi motivo de comemoração para Arthur. Ao longo deste ano o judoca participará de diversos outros eventos, como o Campeonato Brasileiro, o Troféu Brasil e o Brasileiro Sênior. “Minha meta é conseguir participar da seletiva olímpica no fim do ano”, disse Arthur, cujo sonho é representar Goiás e o Brasil em uma Olimpíada.

 

Os outros judocas goianos que conquistaram medalhas nos JUBs de Lutas foram: Carlos Henrique Carvalho (até 90kg), Iuri Alvarenga (até 81kg), José Martins F. Neto (até 73kg), Thales Silva Farias (até 66kg), Ana Alicy e Silva Viana (até 57kg) e Grazielly Vieira Lima (até 48kg).

 

Arthur, assim como todos os outros goianos vencedores, são ligados à Federação Goiana de Judô. Ela é beneficiada pelo Pró-Esporte – o programa de incentivo ao esporte de alto rendimento gerido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás). “O apoio do Estado é fundamental para qualquer iniciativa. E o esporte, por exemplo, pode ajudar a mudar a vida de muita gente”, disse o judoca campeão.

 

Programação

O judô foi a primeira etapa dos JUBs de Lutas em Goiânia. Até domingo, 15/4, o ginásio Goiânia Arena receberá diversos combates nas modalidades de luta olímpica, karatê, taekwondo e jiu-jistu. O evento tem entrada franca e é aberto ao público. Confira a programação:

 

Sexta-feira (13/4) – Luta Olímpica

Sábado (14/4) – Karatê e Taekwondo

Domingo (15/4) – Jiu-Jitsu

 

Os JUBs são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), em parceria com a Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU). Conta com o apoio do Governo de Goiás, por meio da Seduce, e da Super Bolla. Patrocínio: Correios – Operador Logístico oficial do esporte universitário do Brasil e Ministério do Esporte.

 

Goiânia, 12 de abril de 2018

Comunicação Setorial da Seduce Goiás (Fotos: CBDU)