Museu Ferroviário de Pires do Rio

 

O Museu Ferroviário foi criado em 1989 no espaço onde funcionava a antiga oficina mecânica das locomotivas a vapor da Rede Ferroviária Federal. A oficina foi construída em 1940, ao lado da Estação Ferroviária da cidade e servia de apoio e manutenção das locomotivas que faziam o percurso no Estado de Goiás.

O acervo é constituído de locomotivas a vapor, balanças, máquinas, picotadores de passagens dos séculos XIX e XX, além de peças e objetos que pertenceram aos ferroviários que estão expostos nos galpões reformados e adaptados. O Museu preserva ainda a Coleção Jacy Siqueira constituída de livros, fotografias, vídeos e documentos doados pela família de Siqueira, escritor, pesquisador e fundador do Museu Ferroviário.

O projeto museológico a ser implantado prevê a transformação do Museu em centro de preservação da memória da ferrovia no Estado de Goiás. Para isso, serão realizadas ações de pesquisa e de documentação do patrimônio material e imaterial, através da coleta de documentos, fotografias e objetos, gravação de depoimentos e produção de documentário, exposição e catálogo sobre os pioneiros da ferrovia em Goiás.

O espaço abriga auditório, biblioteca e sala de pesquisa onde são realizadas exposições, mostras de vídeos, festivais, encontros de arte, artesanato e eventos literários.

Endereço
Av. Coronel Lino Teixeira de Sampaio, S/N, Centro
Pires do Rio – GO

Telefone: 

(64) 3461-5504.

Funcionamento
Terça a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13 às 17h
Sábado, domingo e feriado somente com visitas agendadas